domingo, 1 de novembro de 2009

Tomografia das artérias do coração é capaz de afastar obstruções coronarianas em 83% dos casos, diz estudo



O estudo CORE 64 foi desenhado para determinar a capacidade da angiotomografia coronariana (ATC) de 64 detectores (exame não invasivo que  visualiza as artérias do coração através de um exame de tomografia), em detectar obstruções coronarianas por placas de gordura.
Estes resultados foram comparados com aqueles obtidos com a angiografia coronariana convencional (ACC), um exame invasivo (conhecido como cateterismo cardíaco) considerado com o método diagnóstico padrão em pacientes com suspeita de doença arterial coronariana.

Neste estudo foram incluídos pacientes acima de 40 anos, com suspeita clínica de doença arterial coronariana sintomática. Todos apresentavam indicação de realização de uma ACC. Todos pacientes realizaram ATC por 64 detectores antes do cateterismo cardíaco e ACC. Os exames de ATC e ACC foram analisados em laboratórios independentes e os estreitamentos arteriais acima de 50% foram considerados como lesões obstrutivas.

Dos 291 pacientes incluídos na análise, 56% apresentaram doença arterial coronária obstrutiva.  A sensibilidade da ATC , quando comparada à ACC,  foi de 85% e a especificidade foi de de 90%, com  um valor preditivo negativo de 83% (capacidade do exame em afastar definitivamente as obstruções).
Os autores concluíram que a ATC de múltiplos detectores apresenta uma boa acurácia para identificar a presença e agravidade de doença arterial coronária obstrutiva, porém, este método ainda precisa ser aprimorado e deve ser indicado com parcimônia. Devemos lembrar ainda que a  ATC utiliza uma considerável quantidade de contraste, além da exposição à irradiação.
Fonte: New Eng J Med (2008).

0 comentários:

Postar um comentário