domingo, 1 de novembro de 2009

Como funciona a tomografia computadorizada

 As tomografias ampliam a idéia que se tem a respeito de imagens de raio X convencional. Em vez de mostrar o contorno dos ossos e órgãos, um tomógrafo forma um modelo computadorizado completo em três dimensões do interior de um paciente. Os médicos podem até mesmo examinar uma estreita fatia do corpo por vez para apontar áreas específicas.
Neste artigo, examinaremos a idéia básica das tomografias, que usam tecnologia computadorizada muito avançada, mas se baseiam num conceito fundamental muito simples.

A idéia básica
Tomógrafos produzem raios X, uma forma poderosa de energia eletromagnética. Os fótons de raio X são basicamente os mesmos que os fótons de luz visíveis, mas têm muito mais energia. Este nível de energia mais alto permite que os feixes de raio X passem direto através da maioria do material macio do corpo humano. (Consulte Como funcionam os raios X para descobrir  como estes raios fazem isto e também como os aparelhos de raio X produzem os fótons de raio X).

Uma imagem de raio X convencional é basicamente uma sombra: você acende uma "luz" em um lado do corpo e um pedaço de filme do outro lado registra a silhueta dos ossos.


As sombras dão uma visão incompleta da forma do objeto. Imagine que você está em frente a uma parede, segurando um abacaxi na frente de seu peito com a mão direita e uma banana do seu lado com a mão esquerda. Seu amigo está olhando apenas para a parede e não para você. Se houver uma luz na sua frente, seu amigo verá o seu contorno segurando a banana, mas não verá o abacaxi - a sobra do seu tronco bloqueará o abacaxi. Se a luz estiver a sua esquerda, seu amigo verá o contorno do abacaxi, mas não verá a banana.

A mesma coisa acontece em uma imagem de raio X convencional. Se um osso maior está diretamente entre o equipamento de raio X e o osso menor, o osso maior pode cobrir o osso menor no filme. Para ver o osso menor, você teria que mover seu corpo ou mover o equipamento de raio X.
Para saber se você está segurando um abacaxi e uma banana, seu amigo teria que ver sua sombra em ambas as posições e formar uma imagem mental completa. Esta é a idéia básica da tomografia auxiliada por computador. Em um tomógrafo, o feixe de raio X se move ao redor do paciente, digitalizando centenas de ângulos diferentes. O computador pega todas estas informações e forma uma imagem em 3-D do corpo.

O Procedimento de digitalização
O tomógrafo parece uma rosquinha gigante em pé. O paciente deita em uma plataforma, que se move devagar através do buraco na máquina. O tubo de raios X é montado em um anel móvel ao redor das extremidades do buraco. O anel também suporta uma estrutura de detectores de raios X, diretamente opostos ao tubo do raio X.

Um motor gira o anel de maneira que o tubo do raio X e os detectores de raio X girem ao redor do corpo. Cada volta completa, digitaliza uma "fatia" estreita e horizontal do corpo. O sistema de controle move a plataforma para mais longe do buraco de maneira que o tubo e os detectores possam digitalizar a próxima fatia.

Imagem cedida pelo Departamento de Defesa
Os técnicos de radiologia geralmente operam os tomógrafos em uma sala separada, de maneira que não sejam expostos repetidamente à radiação

Desta forma, o equipamento registra as fatias de raio X pelo corpo em um movimento espiral. O computador varia a intensidade dos raios X para digitalizar cada tipo de tecido com a potência ideal. Depois do paciente passar pela máquina, o computador combina todas as informações de cada digitalização para formar uma imagem detalhada do corpo. Claro que não é  necessário digitalizar o corpo inteiro. Com maior freqüência, os médicos só farão a tomografia de uma pequena seção.

Imagem cedida  pela NASA
Tomografia de uma fatia de um fígado
Já que os médicos examinam o corpo fatia por fatia, de todos os ângulos, as tomografias tornam-se muito mais completas que os raios X convencionais. Hoje, os médicos utilizam as tomografias para diagnosticar e tratar uma grande variedade de distúrbios, incluindo traumatismo craniano, câncer e osteoporose. Elas são uma ferramenta inestimável para a medicina moderna. Para mais informações sobre tomógrafos e outros digitalizadores médicos, confira os links na próxima página. 






2 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BACANA. BEM ELABORADO. JOSÉ ROBERTO (TOMO/SÁBADO)

Anônimo disse...

Excelente site informativo.
J.C.Seara.

Postar um comentário