quarta-feira, 2 de março de 2011

Pioneiros da Radiologia no Brasil

Alfredo Thomé de Brito
A primeira radiografia foi realizada no Brasil em 1896. A primazia é disputada por vários pesquisadores: SILVA RAMOS, em São Paulo; FRANCISCO PEREIRA NEVES, no Rio de Janeiro; ALFREDO BRITO, na Bahia e físicos do Pará. Como a história não relata dia e mês, conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas.





Primeiros Professores de Radiologia
Rafael de Barros
Primeiro professor de radiologia de São Paulo - 1913 . Santa Casa de Misericórdia
Duque Estrada
Primeiro professor de radiologia do Rio de Janeiro - 1913. Santa Casa de Misericórdia

O Primeiro Aparelho Instalado no Interior do País
Dr. José Carlos Ferreira Pires foi o primeiro médico a instalar um aparelho de Raios-X no interior do Brasil, na cidade de Formiga, Minas Gerais, a 600 km do Rio de Janeiro. Este aparelho se encontra em Chicago, no Museu de Cirurgia.
A placa em Chicago
A primeira ampola

Professores que Deram Continuidade ao Trabalho dos Pioneiros
Nicola Casal Caminha - Professor da Faculdade Nacional de Medicina Considerado o Pai da Radiologia por ter formado a maioria dos radiologistas brasileiros.
José Maria Cabello Campos - Professor de Radiologia de Casa de São Paulo Fundador e primeiro Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia. Um dos fundadores do Colégio Interamericano de Radiologia.
Feres Secaf - Professor da Escola Paulista de Medicina, Ex-Presidente do Colégio Brasileiro e da Sociedade Paulista de Radiologia.
Walter Bonfim Pontes – Professor de Radiologia da Faculdade de Medicina de Sorocaba, S. Paulo. Idealizador e fundador do primeiro Curso de Técnicos do Brasil.

Primeiro a Incorporar a Radiologia à Clínica
Primeira Radiografia de Xipófagas
Henrique Toledo Dodsworth 1864-1916 “Os raios-X não erram. Quem Erra é o médico que não sabe interpretar”
Álvaro Alvim – 1875-1928. Foi o primeiro a instalar aparelho de raios-X no Rio de Janeiro – 1897. Foi o primeiro a radiografar caso de xipófagas no mundo (l897): Rosalina e Maria, identificando seus órgãos. As irmãs foram separadas pelo famoso Cirurgião Chapot Prevost, com sucesso, fato de repercussão mundial.
 
Primeira Aula de Radiologia
Primeira Processadora Automática
Aula dada no 3º ano médico pelo Professor João Américo Garcez Fróes na Faculdade de Medicina da Bahia no ano de 1903, publicada em l904.
Instalada no consultório particular do Professor Feres Secaf.

Colégio Brasileiro de Radiologia
Fundado em 15 de setembro de 1948, em São Paulo, durante a realização da primeira Jornada Brasileira de Radiologia. Nas fotos abaixo, Rafael de Barros, primeiro professor de radiologia de São Paulo e José Maria Cabello Campos, primeiro presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia.
Fotos da fundação do Colégio de Radiologia

0 comentários:

Postar um comentário