quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Recomendo

Manual de Técnicas em TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - Santos/Nacif


O livro vem agregar conhecimentos importantes e práticos à execução dos exames de tomografia computadorizada (TC).
Inicia-se desde a história da descoberta dos raios X e dos princípios da tomografia, vai, ao longo dos capítulos, acrescentando informações que nos possibilitam acompanhar toda a evolução deste método ímpar de imagem.
Explica, de maneira didática, os termos usados na prática diária da tomografia, chamando a atenção para os artefatos e as diversas ferramentas que permitem transformar um exame obtido no plano axial em imagens excepcionais pelos diversos tipos de reconstrução e softwares atualmente disponíveis nos equipamentos.
Através de ilustrações muito bem selecionadas e didáticas, o leitor poderá aprender não só a realizar um exame de TC, como também a obter o máximo do equipamento, o que torna este exame um diferencial no auxílio ao diagnóstico.
Conta, também, com um capítulo sobre protocolos, sugerindo, de modo prático, como realizar os principais exames de TC, tendo como foco as variações entre fabricantes e tipos de equipamentos.


Cometário:
A participação do técnico em radiologia tornou-se mais complexa e diversificada, acompanhando a evolução dos métodos de imagem. Muito além do posicionamento do paciente e da escolha dos parâmetros de mA e kV, a atual atividade do técnico inclui longos protocolos de exames, reconstruções de imagem, pós-processamentos sofisticados, bem como fórmulas de documentação em filmes, em papel e em mídia digital.

Os profissionais contam com uma gama de novas atividades ainda não totalmente incorporadas aos cursos e que dependem do repasse da experiência trazida por outros. Muitas vezes, o operador técnico dos exames tem de desenvolver esta prática, na tentativa e no erro, em seu dia-a-dia de trabalho.

Por isso, é muito bem-vindo este livro dirigido aos técnicos e tecnológos e que também será útil aos médicos-radiologistas. Procurando abordar todos os protocolos de TC, com ênfase nas novas tecnologias, destaca a importância de seguir rotinas de exames, pós-processamentos e documentação.

A obra consiste em uma síntese da prática atual obtida em vários serviços recomendados e pode acelerar a troca de experências e o funcionamento mais bem-sucedido da equipe de diagnósticos por imagem.
Amarino Carvalho de Oliveira Junior
Coordenador do Serviço de Radiologia e Diagnóetico por Imagem do Hospital Pró-Cardiaco - Botafogo, RJ.


ISBN: 9788577710058
Editora: EDITORA RUBIO LTDA
Páginas: 280
Publicação: 2009
Edição: 1º
Autores: Edvaldo Severo dos Santos/Marcelo Souto Nacif
Encadernação: CAPA DURA

Séries de TV

E24 - Rede Bandeirantes - terça feira - 22:00
Dr. House Rede Record - quarta-feira - 00:15

0 comentários:

Postar um comentário