quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Funcionamento aparelho de Raios X


Em Espanhol

Preparação dos Quimicos - Radiologia


Em Espanhol

Blindagem e Radioproteção


Créditos:
  1. Professor Rodrigo Penna Blindagem e Radioproteção nos raios-x convencionais
  2. Professor Rodrigo Penna
    • Sítio na internet:
    • www. fisicanovestibular .com.br
    • Blog: www.quantizado.blogspot.com
    • Link para currículo no Sistema Lattes:
    • http://lattes.cnpq.br/6150368513460565
    EMAILs [email_address] [email_address]

Aparelho ajuda cientistas a enxergar gordura

Novo instrumento permite que os cientistas vejam a gordura dentro do corpo de pacientes acima do peso

Um estudo realizado na Grã-Bretanha está fornecendo imagens inéditas para que cientistas analisem com mais precisão os efeitos do excesso de gordura no organismo.

Graças a um aparelho especial de ressonância magnética, que permite realizar imagens do corpo inteiro de um paciente, o painel interdisciplinar que realiza a pesquisa pode visualizar com clareza o depósito de gordura em torno de órgãos vitais de pessoas acima do peso.

"Esse tipo de imagem mostra como a gordura se distribui pelo organismo, o que é fundamental para entender a relação entre a genética e os fatores ambientais na obesidade", explicou à BBC Jimmy Bell, chefe do grupo de imagem metabólica e molecular do Imperial College, em Londres.

"Até agora a medição da quantidade de gordura no organismo era feita de maneira indireta, através de recursos como a bioimpedância ou o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC)."
 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Principais Incidências - Ombro

 

Autor: André Siqueira

Projeto de Lei altera jornada do técnico em radiologia


Proposta quer aumentar os salários dos técnicos para que não precisem de dois empregos

Estava fadado a acontecer. A Câmara esta analisando atualmente um Projeto de Lei 7025/10, do deputado Robson Rodovalho (PP-DF), que autoriza o aumento da jornada de trabalho dos técnicos em radiologia nos casos de acúmulo com outra função na mesma empresa. Conforme a proposta, a segunda função não poderá ser insalubre ou perigosa, como são as atividades típicas da radiologia.

Na prática a proposta altera a lei que regulamenta a profissão (7.394/85), que hoje estabelece carga de trabalho de 24 horas semanais, adotada para preservar a saúde do profissional. No entanto, segundo o deputado Rodovalho, a medida tem tido efeito contrário ao pretendido, pois muitos técnicos aproveitam a carga horária reduzida para trabalhar em mais de um emprego.

Mesmo com o acúmulo de função, o projeto estabelece que as atividades específicas do técnico em radiologia devem estender-se por no máximo 24 horas por semana. Essas atividades incluem a utilização de técnicas de radiologia nas áreas de diagnóstico, de radioterapia, no setor industrial e no de medicina nuclear.

“Nossa proposta é permitir que o técnico em radiologia possa cumprir carga superior a 24 horas semanais para o mesmo empregador, mas fixando esse limite para as atividades típicas da radiologia”, disse o deputado à Agência Câmara de Notícias. Para ele, a medida permitirá que o empregado receba uma remuneração maior, sem precisar buscar outro emprego.

Tramitação

O projeto tramita em conjunto com o PL 5863/01, que, entre outras medidas, inclui entre as atividades do técnico em radiologia a ressonância magnética e o controle radiológico de bagagens. Os textos, de caráter conclusivo, serão analisados pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: www.camara.gov.br

CURSO CEBRÁS

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Um construtor americano sobreviveu milagrosamente após cravar um prego em sua boca.

Foi usado um alicate dental para retirar o prego | Foto: Reprdução Internet

Construtor sobrevive após cravar um prego a milímetros do cérebro
Rio - Um construtor americano sobreviveu milagrosamente após cravar um prego em sua boca. Victor Benavidez, de 28 anos, não percebeu que tinha um pino de 8 cm cravado a milímetros do seu cérebro até sentir o gosto do sangue. Em entrevista ao Daily Mail ele disse que nao sentiu dor. "Não doeu, mas eu sabia que algo estava errado. Então senti algo na minha língua", disse Victor.