domingo, 16 de maio de 2010

Densitometria óssea


Video em Espanhol - TELEMADRI

A Densitometria Óssea estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo.

Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos.

Os aparelhos hoje utilizados conseguem aliar precisão e rapidez na execução dos exames, a exposição a radiação é baixa, tanto para o paciente como para o próprio técnico. O técnico do sexo feminino pode trabalhar mesmo estando grávida.

As partes mais afetadas na osteoporose são: o colo do fêmur, coluna, a pelve e o punho. As partes de interesse na obtenção das imagens para diagnóstico são o fêmur e a coluna vertebral.

Sabe-se que hoje a densitometria óssea é o único método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e consequente predição do índice de fratura óssea.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, a osteoporose é definida como doença caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da micro-arquitetura do tecido ósseo.

É recomendado que se repita anualmente a densitometria óssea para que o médico controle o acompanhamento evolutivo da osteoporose.

É o único exame de imagem preventivo de doenças

O objetivo de se fazer uma densitometria óssea é avaliar o grau da osteoporose, indicar a probabilidade de fraturas e auxiliar no tratamento médico. O paciente não necessita de preparo especial e nem de jejum.

O exame leva aproximadamente 15 minutos. A osteoporose pode ser controlada com base nos resultados obtidos com a densitometria.
fonte:  wikipedia

Mamografia



A mamografia é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x. É utilizado de forma preventiva para o Câncer de mama e também como método diagnóstico, quando já há a suspeita da existência de uma anomalia. O exame de mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo.
Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e tratamento do câncer mamário são muito significativos, sendo muito maiores do que o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem quando a mama é comprimida durante o exame.

Ressonância magnética


Em Inglês

É uma técnica que permite determinar propriedades de uma substância através do correlacionamento da energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectromagnético, caracterizando-se como sendo uma espectroscopia. Usa as transições entre níveis de energia rotacionais dos núcleos componentes das espécies (átomos ou íons) contidas na amostra. Isso dá-se necessariamente sob a influência de um campo magnético e sob a concomitante irradiação de ondas de rádio na faixa de frequências acima citada.

Histórico
O conceito de spin surgiu da necessidade de se explicar os resultados até então impensados na experiência de Stern-Gerlach na década de 1920. Nessa experiência, um feixe colimado de átomos de prata, oriundos de um forno a alta temperatura, atravessavam um campo magnético altamente não-homogêneo. Tal experiência era destinada a medir a distribuição dos momentos magnéticos, devidos principalmente aos elétrons. Como os átomos, na temperatura em que estavam emergindo do forno, estavam no seu estado fundamental 1S0, deveriam sofrer desvios nulos na presença do campo magnético não-homogêneo. A distribuição esperada era da perda da coerência espacial do feixe durante o seu tempo de vôo, do forno de origem até o alvo. Tal não sucedeu, contudo.

O resultado obtido foram duas manchas de depósito de prata sobre o alvo, indicando que o feixe se dividira em dois durante o percurso. Isso indicou que os átomos de prata do feixe ainda tinham um grau de liberdade de momento angular, mas que não era o momento angular orbital dos elétrons no átomo, mas sim um momento angular intrínseco destas partículas. A esse "momento angular intrínseco" deu-se o nome de spin (significando giro em português).

Em 1924, Wolfgang Pauli postulou que os núcleos comportar-se-iam como minúsculos ímãs. Mais tarde, experiências similares, porém mais sofisticadas, aos do Stern-Gerlach determinaram momentos magnéticos nucleares de várias espécies.

Posteriormente, em 1939, Rabi e colaboradores submeteram um feixe molecular de hidrogênio (H2) em alto vácuo a um campo magnético não-homogêneo em conjunto com uma radiação na faixa das radio-freqüências (RF). Para um certo valor de freqüência o feixe absorvia energia e sofria pequeno desvio. Isso era constatado como uma queda da intensidade observada do feixe na região do detector. Este experimento marca, historicamente, a primeira observação do efeito da ressonância magnética nuclear.

Nos anos de 1945 e 1946 duas equipes, uma de Bloch e seus colaboradores na Universidade de Stanford, e outra de Purcell e colaboradores na Universidade de Harvard procurando aprimorar a medida de momentos magnéticos nucleares observaram sinais de absorção de radio-freqüência dos núcleos de 1H na água e na parafina, respectivamente, pelo que os dois grupos foram agraciados com o prêmio Nobel de Física em 1952.

Quando Packard e outros assistentes de Bloch substituíram a água por etanol, em 1950 e 1951, e notaram que havia três sinais e não somente um sinal1 ficaram decepcionados. Entretanto, esse aparente fracasso veio a indicar alguns dos aspectos mais poderosos da técnica: a múltipla capacidade de identificar a estrutura pela análise de parâmetros originados de acoplamentos mútuos de grupos de núcleos interagentes.

Pouco tempo depois, em 1953, já eram produzidos os primeiros espectrômetros de RMN no mercado, já com uma elevada resolução e grande sensibilidade.

Nos equipamentos de ressonância magnética para imageamento biológico, os núcleos dos átomos de hidrogênio presentes no objeto de análise são alinhados por um forte campo magnético e localizados por bobina receptora devidamente sintonizada na frequência de ressonância destes.
Animação: ressonância magnética
Nesta imagem encontra-se um cérebro a ser auscultado por ressonância magnética.

Espectroscopia de ressonância magnética nuclear
Em espectroscopia, o processo de ressonância magnética é similar aos demais. Pois também ocorre a absorção ressonante de energia eletromagnética, ocasionada pela transição entre níveis de energia rotacionais dos núcleos atômicos, níveis estes desdobrados em função do campo magnético através do efeito Zeeman anômalo.

Como o campo magnético efetivo sentido pelo núcleo é levemente afetado (perturbação essa geralmente medida em escala de partes por milhão) pelos débeis campos eletromagnéticos gerados pelos eletrons envolvidos nas ligações químicas (o chamado ambiente químico nas vizinhanças do núcleo em questão), cada núcleo responde diferentemente de acordo com sua localização no objeto em estudo, actuando assim como uma sonda sensível à estrutura onde se situa.
 Magnetismo macroscópico e microscópico
O efeito da ressonâncita magnética nuclear fundamenta-se basicamente na absorção ressonante de energia eletromagnética na faixa de freqüências das ondas de rádio. Mais especificamente nas faixas de VHF.

Mas a condição primeira para absorção de energia por esse efeito é de que os núcleos em questão tenham momento angular diferente de zero.

Núcleos com momento angular igual a zero não tem momento magnético, o que é condição indispensável a apresentarem absorção de energia electromagnética. Razão, aliás, pertinente a toda espectroscopia.

A energia electromagnética só pode ser absorvida se um ou mais momentos de multipolo do sistema passível de absorvê-la são não nulos, além do momento de ordem zero para electricidade (equivalente à carga total).

Para a maior parte das espectroscopias, a contribuição mais importante é aquela do momento de dipolo. Se esta contribuição variar com o tempo, devido a algum movimento ou fenômeno periódico do sistema (vibração, rotação, etc), a absorção de energia da onda electromagnética de mesma freqüência (ou com freqüências múltiplas inteiras) pode acontecer.

Um campo magnético macroscópico é denotado pela grandeza vetorial conhecida como indução magnética B (ver Equações de Maxwell). Esta é a grandeza observável nas escalas usuais de experiências, e no sistema SI é medida em Tesla, que é equivalente a Weber/m3.

Em nível microscópico, temos outra grandeza relacionada, o campo magnético H, que é o campo que se observa a nível microscópico. No sistema SI é medido em Ampere/m.

Leia mais >> Wikkipedia

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Links Interessantes - radiologia, em geral:




quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cresce acesso às mamografias no país

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, entre 2003 e 2008, aumentou de 42,5% para 54,8% o percentual de mulheres brasileiras que fizeram exame de mamografia. Esse exame é fundamental para a prevenção e detecção precoce do câncer. Mais brasileiras também se submeteram ao exame clínico das mamas, realizado por profissional de saúde.

Em 2008, cerca de 31,6 milhões de mulheres de 25 anos ou mais de idade (54,5%), haviam se submetido, ao menos uma vez, ao exame de mamografia. Entre as mulheres no grupo dos 50 aos 69 anos de idade, 71,1% fizeram o exame. Entre as mulheres que viviam em domicílios com rendimento mensal domiciliar per capita superior a cinco salários mínimos, 81,1% haviam se submetido a exame de mamografia e nos domicílios onde o rendimento era inferior a ¼ do salário mínimo, apenas 28,8% o fizeram. Entre as mulheres de 50 a 69 anos de idade os percentuais são diferentes: na classe de rendimento menor, 45,9% fizeram o exame, enquanto que na mais elevada, foram 95,6%.

Entre 2003 e 2008, houve acréscimo de 48,8% no contingente de mulheres que já haviam se submetido a uma mamografia. Em 2003, elas respondiam por 42,5% da população feminina de 25 anos ou mais de idade e, em 2008, alcançaram 54,8%. Entre as mulheres com rendimento domiciliar per capita inferior a ¼ do salário mínimo, as proporções foram de 20,2%, em 2003, para 29,1% em 2008.

Leia a íntegra com mais indicadores sobre mudanças na Saúde no site do IBGE
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONTER

Para CONTER, acordo com Biomédicos é retrocesso


O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) considera um retrocesso incalculável o acordo firmado entre o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 5ª região – São Paulo. O acordo abstém a aplicação de atuações e/ou multas aos médicos, clínicas e hospitais que empregam o profissional biomédico para o exercício das atividades das técnicas radiológicas.

Segundo a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, a entidade solicita esclarecimento ao regional, pois “acredita que a decisão trará prejuízo aos setenta e três mil profissionais legalmente habilitados para o exercício da profissão”.

O CONTER aguarda decisão da justiça em outras ações sobre a atuação dos biomédicos nas técnicas radiológicas. Para o CONTER, os Conselhos Regionais devem continuar coibindo a pratica ilegal, denunciando ao Ministério Público quem estiver exercendo a profissão de tecnólogo/técnico em radiologia sem formação específica e sem inscrição nos respectivos Conselhos de radiologia.

ENTENDA O CASO - A polêmica vem se arrastando há 10(dez) anos, quando o biomédico começou a adentrar à área da radiologia, alegando amparo na lei que regulamentou sua profissão.

Para o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), determinar através de uma resolução que o biomédico pode atuar em todas as áreas da radiologia, é simplesmente atropelar uma outra profissão devidamente regulamentada a 25(vinte e cinco) anos, para este fim.

O CONTER informa que a grade curricular e o conteúdo programático do curso de biomedicina aprovado pelo MEC, é voltada para atuação em laboratórios e pesquisas, diferentemente da formação do Técnico em Radiologia, que tem formação de 1.200 horas especificas aplicadas a tecnologia radiológica.

 O profissional que atua na área da radiologia possui formação de proteção radiológica objetivando resguardar a saúde de uma forma ampla na preservando a sociedade dos malefícios causados pela empregabilidade indevida e desnecessária das radiações ionizantes.
23/04/2010 - CONTER

RESPOSTA À MATÉRIA DO SITE DO CONTER.

O CRTR – 5ª região vem a público demonstrar seu repúdio à matéria veiculada na home Page do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia – CONTER, cujo teor tem o intuito de desqualificar as ações do CRTR de São Paulo e de seu Corpo de Conselheiros.
Tal matéria apenas dissimula a verdadeira discussão: O CONTER foi o responsável por uma ação desastrosa movida contra o Conselho de Biomedicina na qual pretendia o impedimento por parte dos Biomédicos de executarem as Técnicas radiológicas e que foi DERROTADA em primeira instância.
(veja aqui a sentença da ação – sentencaCONTER_CFBiom.pdf)
As afirmações feitas pela presidente do CONTER não informa os profissionais; pelo contrário, semeia a confusão e a discórdia entre uma categoria que têm diversos problemas que precisam ser enfrentados de forma séria e com a união das entidades representativas dos profissionais das radiações ionizantes.
O CRTR – 5ª região quer deixar bem claro e de uma vez por todas, que entende que o Biomédico não tem a formação necessária para atuar na área de radiodiagnóstico, pois a resolução CNE/CEB 04/99 que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico diz que o currículo mínimo deve ter 1.200 horas acrescidas de estágio e sabemos que os cursos de Biomedicina não têm essa carga horária voltada para o Radiodiagnóstico.
Dessa forma, o CRTR – 5ª região é CONTRA o exercício da profissão, por parte dos Biomédicos, nas atividades envolvendo radiações ionizantes.
Porém, não podemos nos omitir diante do fato de que a lei 6.684/79, que regulamenta a profissão do Biomédico, diz em seu Art. 5º, II e III que o profissional Biomédico pode atuar no Radiodiagnóstico.
(Leia a íntegra da lei aqui - LEI6684.pdf)
Vamos à verdade dos fatos:
  • O CRTR – 5ª região, no exercício de sua atividade típica, fiscalizou e autuou diversas clínicas, tendo como base a contratação/acobertamento de pessoas não habilitadas para o exercício da profissão, fossem elas Biomédicos ou não;
  • O Colégio Brasileiro de Radiologia – CBR, órgão associativo de defesa dos Médicos Radiologistas e das clínicas a ele ligadas, propôs ação judicial, com pedido de antecipação de tutela, que tinha como objeto a abstenção, por parte do CRTR – 5ª região, da aplicação de autuações/multas aos Médicos, clínicas e hospitais associados ao CBR, tendo como base a contratação de Biomédicos;
  • A justificativa para a propositura dessa ação é decorrente de norma legal: Ao CRTR – 5ª região cabe APENAS a fiscalização dos profissionais Auxiliares, Técnicos e Tecnólogos em radiologia inscritos no sistema CONTER/CRTRs, assim como a fiscalização de Médicos e/ou de clínicas inscritas no Conselho de Medicina e de Biomédicos inscritos no Conselho de Biomedicina cabe exclusivamente àqueles respectivos Conselhos;
  • Com a liminar deferida pelo juízo, o CRTR – 5ª região foi IMPEDIDO por ordem judicial de autuar os Médicos e clínicas ligados ao CBR, sob pena de arcar com multas, que, fatalmente, trariam grandes prejuízos financeiros para essa Autarquia; (leia a liminar aqui -tutelaCBR.pdf)
  • Dessa forma e somente no intuito de findar uma situação que nos impedia de exercer nossas funções de fiscalização é que foi construído um acordo judicial entre o CRTR – 5ª região e o CBR, que NÃO NOS IMPEDE de continuar demandando judicialmente contra o Conselho de Biomedicina a respeito da legalidade ou não da atuação de Biomédicos na área das Técnicas Radiológicas, questão que continuamos combatendo;
  • Tal acordo judicial é muito preciso (leia a íntegra aqui - www.crtrsp.org.br/acordo_cbr_x_crtr5.pdf) O CRTR – 5ª região está impedido de autuar/multar Médicos, Hospitais e Clínicas ligados ao CBR, tendo como base a contratação de Biomédicos, visto que tais profissionais e  estabelecimentos somente podem ser fiscalizados pelos Conselhos de Medicina e de Biomedicina respectivamente, pois trata-se de NORMA LEGAL.
  • No mesmo texto, o CBR RECONHECE E CONCORDA que o CRTR – 5ª região tem a COMPETÊNCIA LEGAL para exercer a fiscalização dos profissionais das Técnicas Radiológicas, inclusive nas clínicas e hospitais ligados ao CBR.
 A matéria veiculada pelo CONTER omite a verdade, pois em nenhum momento na construção daquele acordo judicial, o CRTR – 5ª região manifestou concordância com a contratação de Biomédicos na área das radiações ionizantes.
O papel de quaisquer Conselhos de Fiscalização profissional é restrito ao definido em lei: A prerrogativa de fiscalizar os profissionais neles inscritos.
Caso se depare com pessoas não habilitadas ou que pairem dúvidas sobre sua habilitação para o exercício de profissão regulamentada, o Conselho, e aqui destacamos novamente, todo Conselho age da mesma forma: Formula denúncia ao Ministério Público se tratar-se de contravenção penal ou busca judicialmente os meios para coibir a prática irregular de profissão regulamentada.
Não estamos impedidos de fazer isso, e é preciso dizer que fazemos e que CONTINUAREMOS a fazer isso.
E devemos dizer que as palavras da presidente do CONTER esbarram na mais pura desonestidade intelectual, pois o próprio CONTER, conforme o ofício circular n° 042 de 2005 e parecer de sua Assessoria Jurídica (Parecer CONTER–ASSJUR-DLS-N° 36) recomenda a todos os Conselhos Regionais que ajam no mesmo sentido do acordo judicial firmado entre o CRTR – 5ª região e o CBR. (leia íntegra aqui - Parecer_CONTER.pdf)
O CRTR – 5ª região entende que o caminho a ser trilhado é o da construção de debates de todos os aspectos desse enorme problema que é o exercício das Técnicas Radiológicas por parte dos Biomédicos, pois eles envolvem normas de saúde, educacionais e trabalhistas, bem como direitos constitucionais.
Tal discussão deve envolver todo o sistema CONTER/CRTRs e os profissionais, que são os maiores atingidos.
Infelizmente, não é o que vemos hoje, pois a missivista da matéria veiculada no site do CONTER é e foi repetidas vezes presidente de nosso órgão nacional, desde a sua fundação e nada fez para democratizar o CONTER, pelo contrário, mantém as eleições para o CONTER através de um colegiado restrito, contrariando inclusive o decreto regulamentador da nossa profissão.
Talvez seja esse o intuito daquela matéria: Ao atacar o Corpo de Conselheiros do CRTR – 5ª região, que foi democraticamente eleito pela categoria, na maior eleição já realizada no sistema, a presidente do CONTER vise as eleições do órgão nacional que se aproximam.
É sabido que na falta de argumentos sólidos, procura-se desqualificar o oponente.
Pois então que fique registrado: Somos oposição á atual presidente do CONTER e vamos lutar pelo estabelecimento de eleições diretas para o nosso órgão nacional, pois entendemos que só assim se deixará de lado a política rasteira, para se preocupar definitivamente com os problemas que os profissionais das radiações ionizantes enfrentam no seu dia-a-dia.
CORPO DE CONSELHEIROS DO CRTR – 5ª REGIÃO
 LEIA EM >>

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Novo PET-CT Gemini:A mais moderna tecnologia em diagnóstico por imagem!

O que é?

O PET-CT Gemini é o mais novo aliado da Medicina Nuclear do Hospital A. C. Camargo. Trata-se de uma tecnologia de última geração com alta resolução de imagens e excelente qualidade diagnóstica em oncologia.

O PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) é uma técnica de imagem que revela as alterações do metabolismo celular por todo o corpo. Ela permite a detecção precoce de mínimas lesões tumorais ou novos focos da doença. Consiste na injeção de uma pequena quantidade de radiofármaco (glicose marcada pelo material radioativo Flúor 18 FDG), que após sua distribuição pelo corpo, gera informações únicas, que nenhum outro exame de imagens consegue.

A CT (Tomografia Computadorizada) utiliza-se dos recursos de Raios-X e tecnologia computacional para produzir imagens diagnósticas detalhadas que determinam, com precisão, a localização e a forma das lesões num determinado órgão.

Por que o PET e o CT são utilizados em conjunto?

Os dois exames, PET e CT, são realizados em um único aparelho (PET-CT). Avaliam o metabolismo e a anatomia do corpo inteiro, possibilitando diagnósticos mais precisos, detecção precoce de alterações celulares, planejamento, monitoramento e escolha do tratamento mais eficaz para cada caso.

A fusão do PET e CT permite a integração e visualização de imagens de Medicina Nuclear e tomografia. Enquanto o PET detecta atividades metabólicas com detalhes do nível de atividade celular do órgão, o CT mostra imagens detalhadas da anatomia interna, como localização, tamanho e formato do tumor. Além do diagnóstico oncológico, o PET-CT também é útil na avaliação e acompanhamento de doenças neurológicas e psiquiátricas.

Benefícios para o Paciente
  • Diagnósticos de altíssima qualidade e imagens com um nível de detalhamento até então não fornecido por nenhum outro exame;
  • Detecção precoce da doença com possível redução de procedimentos de diagnósticos invasivos ou intervenção médica;
  • Monitoramento de recorrências da doença;
  • Melhor planejamento e análise da eficácia do tratamento;
  • Diagnóstico mais rápido e com um só exame;
  • Procedimento em modo aberto, facilitando a interação da equipe médica com o paciente e reduzindo o efeito de claustrofobia;
  • Maior conforto durante o exame.
Fonte : Hospital AcCamargo - 10/05/2010

A radiologia intervencionista garante tratamentos mais rápidos e eficazes para diversos tipos de doença

 No início, eram as sangrias... na Antigüidade, há milhares de anos, os médicos utilizavam sanguessugas para tratar de seus pacientes. O tempo passou: novas técnicas, equipamentos e tecnologias foram surgindo, facilitando o trabalho desses profissionais e garantindo uma vida mais longa para todos nós.
Mesmo com tudo o que já descobrimos, a ciência não pára de trabalhar para ampliar ainda mais os horizontes da Medicina. E, dentre essas maravilhosas inovações, uma das mais impressionantes e com maior variedade de aplicações possíveis é a radiologia intervencionista, especialidade médica que, através de tubos finíssimos e de aparelhos de imagens, consegue atuar no interior de nosso corpo de forma nunca antes imaginada. 

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Enciclopédia Ilustrada de Saúde! - Adams

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Açaí substitui produto químico em exame.

MARCELO TOLEDO DA FOLHA RIBEIRÃO

O Pesquisador Dráulio Barros de Araújo com uma dose da polpa de açai que está sendo testada como substituta aos contrastes.

Pesquisa da USP de Ribeirão Preto (SP) mostra que a fruta é opção aos contrastes para exames radiológicos

De simples fruta a ingrediente de contraste em exames radiológicos. O açaí, típico do Nordeste brasileiro, passou a ser uma opção inédita de contraste natural para exames de ressonância de abdome graças a uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto.

Nos testes realizados no HC (Hospital das Clínicas) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, a ingestão de 200 ml (um copo) de polpa de açaí pelos pacientes submetidos a exames de ressonância melhorou sensivelmente a qualidade das imagens obtidas.

Desde o início do ano, 34 pacientes participaram do projeto, que tem a vantagem de ser natural e mais barato (uma dose comercial de contraste custa cerca de R$ 66, contra R$ 2 do açaí).

Segundo o professor do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Dráulio Barros de Araújo, que coordena a pesquisa, na análise do intestino, por exemplo, as alças normalmente ficam sobrepostas, mas, com o uso do açaí como contraste, as alças desaparecem do campo visual e restam somente os dutos na imagem. Os órgãos que mais têm sido examinados são o pâncreas e o intestino, mas o estômago e as vias biliares também já foram analisados após a ingestão de açaí.

A pesquisa é feita pelo Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, o Centro de Ciências da Imagem do HC e a Embrapa de São Carlos, com o pesquisador Luiz Alberto Colnago.

Metais

De acordo com Araújo, a hipótese para essa propriedade contrastante do açaí está na presença de metais em sua estrutura, como o manganês e o ferro. "Não testamos outros vegetais, como o quiabo, por exemplo, que é rico em ferro. Nos EUA, foram feitos testes com blueberry [fruta típica do país]", afirmou.

Nos laboratórios da USP e da Embrapa, estão em curso estudos sobre a composição química do açaí, para confirmar as concentrações de ferro e manganês, além da presença de cálcio.

O trabalho de substituição do contraste teve início no ano passado, quando a equipe de Araújo começou a pesquisar os movimentos gastrointestinais e tirou da gaveta um projeto antigo de usar um produto natural.

"O professor Oswaldo Baffa usava iogurte com componentes de ferro, que era ingerido pelos pacientes para detectar sinais magnéticos no organismo, mas a idéia era utilizar algo natural. Surgiu, então, a idéia do açaí."

De acordo com Baffa, em 1988 teve início o desenvolvimento de métodos para o estudo do movimento gastrointestinal na USP de Ribeirão, que queria saber, por exemplo, qual era o tempo que o alimento ficava no estômago. Esse projeto pode ser considerado um embrião do estudo atual.

"Dávamos um alimento-teste com material magnético aos pacientes. Como o corpo humano é transparente ao campo magnético, sabíamos onde as partículas estavam", disse Baffa.

O problema, segundo ele, é que as partículas usadas eram inorgânicas, como magnetita ou ferrita. "Sabíamos das histórias de o açaí ser rico em ferro e decidimos testar. O resultado até agora é muito bom", disse o pesquisador.

A pesquisa, ainda não concluída, prevê agora apurar a receptividade da idéia pelas crianças e a comparação com os contrastes comercializados no mercado.

Nem sempre é necessário o uso de contrastes, mas, para algumas situações, o procedimento é considerado fundamental, de acordo com o médico do HC Jorge Elias Júnior, do Departamento de Clínica Médica da faculdade de medicina. "O açaí é uma alternativa interessante principalmente por ser natural e ter custo baixo."

domingo, 2 de maio de 2010

Aparelho ajuda cientistas a 'enxergar' gordura dentro do corpo

  Gordura aparece em verde em imagens de ressonância magnética

Um estudo realizado na Grã-Bretanha está fornecendo imagens inéditas para que cientistas analisem com mais precisão os efeitos do excesso de gordura no organismo.

Graças a um aparelho especial de ressonância magnética, que permite realizar imagens do corpo inteiro de um paciente, o painel interdisciplinar que realiza a pesquisa pode visualizar com clareza o depósito de gordura em torno de órgãos vitais de pessoas acima do peso.

"Esse tipo de imagem mostra como a gordura se distribui pelo organismo, o que é fundamental para entender a relação entre a genética e os fatores ambientais na obesidade", explicou à BBC Jimmy Bell, chefe do grupo de imagem metabólica e molecular do Imperial College, em Londres.

"Até agora a medição da quantidade de gordura no organismo era feita de maneira indireta, através de recursos como a bioimpedância ou o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC)."

Problemas de saúde
O estudo, iniciado há dez anos e financiado pelo Medical Research Council britânico, pretende ajudar especialistas em obesidade a desenvolver uma metodologia para ajudar seus pacientes a lutar contra o problema.

"Combinando o conhecimento sobre a genética, a distribuição da gordura e o estilo de vida do paciente, o médico poderá sugerir menos mudanças de hábito e medidas mais eficazes para ele perder peso", disse Bell.

O acúmulo de gordura em torno de órgãos como o coração, o fígado e os pulmões, por exemplo, pode levar a problemas cardíacos e respiratórios.

Mas o estudo sugere que a gordura instalada em outras partes do corpo, como abdômen, joelhos, pés, pescoço e bacia pode incentivar o surgimento de problemas como câncer, artrite, infertilidade, depressão, dificuldades de locomoção, dores de cabeça e varicose, entre outros.

Para Bell, no entanto, o desafio de se usar a ressonância magnética para acompanhar pacientes obesos está no preço do equipamento.

"É algo muito caro. Muitos hospitais públicos têm apenas um e uma fila enorme para usá-lo", disse. "Idealmente, para fazermos o acompanhamento necessário seria preciso pelo menos uma sessão de ressonância por ano."

"De qualquer maneira, a obesidade já é um grande consumidor dos recursos públicos de saúde na Grã-Bretanha e vai continuar sendo para várias seguradoras em todo o mundo", concluiu.

29/04/2010 - 06h00 - Uol

Concursos abertos, em várias regiões do Brasil.

Links  para vagas de diversos cargos que englobam todos os níveis de escolaridade.

Concursos e Provas

PCI - Concursos

Concursos Públicos

Termos Anatômicos.

01. Esôfago – origem grega oiso (=eu levo) e phagos (=comida)
02. Artéria – do grego artéria, artérias de aér (=ar) e terein (= manter, conduzir), (= canal de ar para respiração) pelo latim artéria, artéria. Pelo fato de ficarem vazias após a morte, os antigos se relacionam a dutos de ar. Os brônquios e a traquéia também eram chamadas de artérias.
03. Lata – do latim latus [Adj.] (=largo, extenso).
04. Psoas – do grego psoa ou psoai (=lombo)
05. Pudendo – do latim pudendus (=vergonhoso), do latim pudere (=envergonhar-se).
06. Mediastino – do latim mediastinum (= colocado no meio).
07. Hipocampo – do grego hippokampos (= cavalo marinho) do grego hippos (=cavalo) e grego kámpos (=  monstro marinho).
08. Jejuno – do latim jejunus (= jejum, abstinente, faminto).
09. Fimbria – do latim (= franja, orla).
10. Dura-máter – do latim dura, durae (= firme, forte) mater, matris (= mãe).
11. Pia-máter – do latim pia (= piedosa) e mater (= mãe).
12. Quiasma – do grego chíasma, chíásmatos (= disposição em forma de cruz).
13. Periósteo – do grego periósteon, de peri (= em volta de, em torno de) e ostéon (osso).
14. Zigomático – do grego zugoma + ataxo (= armação, peça de sustentação).
15. Gânglio – do grego gánglion, pelo latim ganglion, ganglii (= tumor, inchaço, pequenos corpos de forma e estruturas variáveis) de que distinguem duas espécies: gânglios linfáticos e gânglios nervosos.
16. Esfíncter – do grego sphinkter, sphinktéros (= o que aperta, laço). De sphíngein (= apertar).
17. Tendão de Aquiles (tendão do calcâneo na nova terminologia)- tendão conjunto de inserção dos músculos gastrocnêmio e sóleo no osso calcâneo. O nome deriva do fato de Aquiles haver sido seguro pelos tornozelos, ao ser mergulhado no lago Bastimal. Como a água benta não entrou em contado com o tendão calcâneo, essa parte do corpo ficou vulnerável. Na Guerra de Tróia, Aquiles foi posto fora de combate após ter tido seu tendão calcâneo transfixado por uma flexa, disparada pelo guerreiro Paris.
18. Osso Esterno - do grego STÉRNON = (peito), é um osso formado por três peças ósseas
19. Processo xifóide - do grego Xiphos, espada e Eidos, semelhante.
20. Pelvis - Do latim Pelvis, bacia.

Cuidado com seu jaleco

Eles são alvos, cândidos e símbolo de status. Diversos profissionais da saúde desfilam a indumentária pelos arredores de suas instituições, e estudantes da área da saúde caminham para a mesma prática. Profissionais e estudantes são alheios ao fato de que o jaleco é na verdade tão somente um EPI (equipamento de proteção individual), frequentando restaurantes, praças de alimentação e diversos outros locais fora do ambiente de trabalho. Esta prática é comparável a um engenheiro transitar portando seu capacete amarelo de segurança.

No entanto, o que o branco dos jalecos não consegue mostrar são as bactérias e vírus transmissores de doenças e, principalmente, de infecções hospitalares que se alojam no tecido da vestimenta.

Pesquisa recente da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) revela que alguns tipos de bactérias conservam-se por dias e até dois meses na peça e que pelo menos 90% delas resistem no tecido durante 12 horas. O risco é que o avental possa ser usado como “meio de transporte” pelas bactérias. As regiões com maior perigo de contaminação são os bolsos e as mangas,  o risco pode ser pequeno, mas possível. Tanto para pacientes quanto para pessoas que estão fora do hospital e entram em contato com o jaleco.
SUPERINTERESSANTE do mês de Abril/09.
 Segundo Marco Antônio Lemos Miguel,  professor do Instituto de Microbiologia da UFRJ, o jaleco não é uma vestimenta e, sim, um equipamento de proteção individual (EPI). A pesquisa mostra que o avental pode conduzir, inclusive, a Acinetobacter, bactéria que há dois meses foi alvo de investigação no CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André, por ter aparecido nos exames de sete crianças. O microorganismo pode levar à infecção generalizada.

Para o médico sanitarista e coordenador do Núcleo de Epidemiologia Infecção Hospitalar de Santo André, Fernando Galvanese, a polêmica sobre os jalecos está envolvida em preconceito e desconhecimento sobre o real perigo das bactérias. Ele afirma não haver danos à saúde reconhecidamente causados pelo trânsito dos jalecos de dentro para fora das unidades de saúde.

De acordo com ele, a finalidade do aparato branco é impedir a entrada de bactérias de fora para dentro do hospital. “A roupa serve para proteger o paciente”, diz Galvanese, ao contrário do que sugere o estudo do professor da UFRJ Marco Antônio Leme Miguel.

A palavra chave é “consciência”, ou será que é bom senso?

Dica para lavar o jaleco:
Misturar um litro de água com 60 mililitros de formol (formaldeido). Cinco minutos nessa solução e todas as bactérias estão mortas. O procedimento pode ser feito para prevenir que demais roupas sejam “contaminadas” pelo jaleco.

Para saber mais:
Zachary KC, Bayne OS, Morrison VJ, Ford DS, Silver LC, and Hooper DC. Contamination of gowns, gloves, and stethoscopes with Vancomicina-Resistant Enterococci. Infect Control Hosp Epidemiol 2001; 22: 560-564.

Xavier MS, Ueno M. Contaminação bacteriana de estetoscópios das unidades de pediatria em um hospital universitário. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 2009; 42(2):217-218.
fonte : São camilo
 VeinViewierTM
Lançado pela empresa americana Luminetx em 2004, o VeinViewerTM foi criado para facilitar a coleta de sangue e a administração de medicação intravenosa.
 Em 2005, passou a ser utilizado para mapear varizes pela clínica Miyake. Hoje é utilizado exclusivamente pela Clínica Miyake para auxiliar o diagnóstico e a demarcação pré-cirúrgica.

O VeinViewerTM permite visualizar o sistema venoso superficial detalhadamente.
Veias do dorso da mão

O equipamento emite raios infravermelhos que captam a temperatura corporal. Como as veias são mais quentes do que os outros tecidos, podem ser localizadas em uma profundidade de até oito mm sob a pele. Em seguida, um computador transforma essas informações em imagens, projetando-as sobre a pele em tempo real. Isso permite grande precisão na demarcação pré-cirúrgica e no tratamento com várias técnicas como cryo-laser e cryo-escleroterapia.

O VeinViewerTM permite a visualização de veias que, em geral, são invisíveis a olho nu e estão muito próximas da superfície da pele para serem captadas pela ultrassonografia.
 Veia Jugular Externa
Fonte : São Samilo-SP

Dicas de português


Saiba tudo sobre gramática e a forma como os diferentes tópicos são cobrados no vestibular. Semanalmente, o professor Dílson Catarino* tira dúvidas sobre a língua portuguesa e aborda um novo assunto. Depois de estudar, você pode testar os conhecimentos em exercícios sobre o assunto. Nesta semana, o professor tira dúvidas sobre a concordâncias entre substantivos e adjetivos. E se você tiver alguma dúvida, mande um e-mail para o professor.

Teste Vocacional

Ao responder o questionário a seguir, você vai identificar suas principais áreas de interesse e conhecer algumas profissões que combinam com seu perfil

De cada um do quadros a seguir, divididos em quatro grupos, assinale as alternativas que mais têm a ver com seu jeito de ser - no mínimo uma e no máximo três entre as oito de cada bloco. A soma dos resultados indicará sua área de interesse e algumas sugestões de profissões que exigem o diploma de bacharelado. Mas lembre-se de que testes desse tipo não têm validade científica - eles são apenas um instrumento de autoconhecimento para ajudá-lo a refletir sobre sua escolha profissional.

Link : Teste Vocacional

sábado, 1 de maio de 2010

Inteligência, uma questão de compreensão


No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:

-  Quantos rins nós temos? - Quatro! Responde o aluno.
- Quatro? Replica o professor, arrogante, daqueles que se comprazem em tripudiar sobre os erros dos alunos.
Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala - ordena o professor a seu auxiliar.
- E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala.
O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly, Aporelly(1895-1971), mais conhecido como o "Barão de Itararé".
Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:
- O senhor me perguntou quantos rins "nós temos". "Nós " temos quatro: dois meus e dois teus.
Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

"A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento"
fonte: Força jovem Brasil

Vídeo mostra agentes brincando com raio-X do presídio de Catanduvas


Um vídeo divulgado no YouTube mostra agentes penitenciários do presídio Federal de Catanduvas (PR) brincando com o equipamento de raio-X da unidade.

O vídeo recebeu o título de "Agentes zoando na penita [penitenciária]" e começa com 41 segundos de imagens do circuito interno de câmeras da unidade. Um dos agentes entra no equipamento enquanto outro aciona a maquina. Um terceiro agente observa a brincadeira e outra se junta ao grupo em seguida.

As imagens prosseguem com imagens aparentemente feitas pelos agentes. "Máquina do raio-X do Sistema Penitenciário Federal, onde nada passa, tudo é revistado, inclusive os agentes", diz o narrador enquanto as imagens de um dos agentes aparece na tela do equipamento.

Ao "analisar" as imagens, um dos funcionários brinca com o companheiro que passa pela máquina. "Botou a mão no peru [pênis] para não saberem que é transex [transexual]", diz o agente.
Investigação
O Depen (Departamento Penitenciário Nacional) disse por meio de sua assessoria de imprensa que os funcionários que aparecem no vídeo já foram identificados e uma sindicância instaurada. O departamento estuda, inclusive, processar os agentes criminalmente pela divulgação de imagens das câmeras internas.

O departamento afirmou ainda ter sido informado do vídeo pelo diretor da unidade, que já foi chamado para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Fonte: Folha Online 10/08/2007