quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Primeiros Tomógrafos multislice de 320 cortes chegam ao Brasil

Os primeiros equipamentos de tomografia computadorizada multislice de 320 canais já chegaram ao Brasil. A mais avançada tecnologia em TC é capaz de realizar estudos dinâmicos e oferece aos pacientes um exame muito mais rápido. Os 320 detectores de alta resolução, com 0.5 mm de espessura cada, permitem o estudo completo do órgão em apenas uma rotação do tubo. O equipamento de última geração, que reduz o tempo do exame e demanda menos radiação, já é utilizado em alguns dos principais hospitais do mundo. Os benefícios dessa tecnologia não se restringem ao coração, mas, se estendem também para o diagnóstico de outros órgãos. É possível obter informação funcionais e perfusionais do órgão em questão. Existem uma série de pesquisas clínicas sendo conduzidas e em breve, esses resultados serão publicados e poderão ter um grande impacto na comunidade médica.


Fonte: Imaginologia e Jornal ID

Inca inaugura centro de diagnóstico por imagem do câncer, no Rio de Janeiro

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) inaugurou, nesta terça-feira (13), o mais moderno parque público de diagnóstico por imagem da América Latina: o Centro de Pesquisa em Imagem Molecular, que custou R$ 8 milhões.

Os principais equipamentos, “PET-CT” e “SPECT-CT” destinam-se ao atendimento de pacientes com câncer e são ferramentas de pesquisa avançada sobre tumores. Eles permitirão desenvolver conhecimento para todo o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como prioridade os tipos da doença mais incidentes entre a população brasileira.

Em graus diferenciados, a “PET-CT” e a ”SPECT-CT” mapeiam a morfologia dos tumores, seu grau de agressividade e malignidade, bem como sua disseminação (metástase) e um eventual retorno da doença. Esta é a primeira “PET CT” adquirida pelo SUS.

Um dos principais benefícios do uso desses equipamentos no tratamento de câncer é que, por meio das imagens geradas, o médico pode definir a melhor terapia para o paciente, e avaliar o efeito das drogas ministradas.
13/10/09 - 17h49 - Atualizado em 13/10/09 - 18h40

Fonte : g1.globo.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Recomendo

Manual de Técnicas em TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - Santos/Nacif


O livro vem agregar conhecimentos importantes e práticos à execução dos exames de tomografia computadorizada (TC).
Inicia-se desde a história da descoberta dos raios X e dos princípios da tomografia, vai, ao longo dos capítulos, acrescentando informações que nos possibilitam acompanhar toda a evolução deste método ímpar de imagem.
Explica, de maneira didática, os termos usados na prática diária da tomografia, chamando a atenção para os artefatos e as diversas ferramentas que permitem transformar um exame obtido no plano axial em imagens excepcionais pelos diversos tipos de reconstrução e softwares atualmente disponíveis nos equipamentos.
Através de ilustrações muito bem selecionadas e didáticas, o leitor poderá aprender não só a realizar um exame de TC, como também a obter o máximo do equipamento, o que torna este exame um diferencial no auxílio ao diagnóstico.
Conta, também, com um capítulo sobre protocolos, sugerindo, de modo prático, como realizar os principais exames de TC, tendo como foco as variações entre fabricantes e tipos de equipamentos.


Cometário:
A participação do técnico em radiologia tornou-se mais complexa e diversificada, acompanhando a evolução dos métodos de imagem. Muito além do posicionamento do paciente e da escolha dos parâmetros de mA e kV, a atual atividade do técnico inclui longos protocolos de exames, reconstruções de imagem, pós-processamentos sofisticados, bem como fórmulas de documentação em filmes, em papel e em mídia digital.

Os profissionais contam com uma gama de novas atividades ainda não totalmente incorporadas aos cursos e que dependem do repasse da experiência trazida por outros. Muitas vezes, o operador técnico dos exames tem de desenvolver esta prática, na tentativa e no erro, em seu dia-a-dia de trabalho.

Por isso, é muito bem-vindo este livro dirigido aos técnicos e tecnológos e que também será útil aos médicos-radiologistas. Procurando abordar todos os protocolos de TC, com ênfase nas novas tecnologias, destaca a importância de seguir rotinas de exames, pós-processamentos e documentação.

A obra consiste em uma síntese da prática atual obtida em vários serviços recomendados e pode acelerar a troca de experências e o funcionamento mais bem-sucedido da equipe de diagnósticos por imagem.
Amarino Carvalho de Oliveira Junior
Coordenador do Serviço de Radiologia e Diagnóetico por Imagem do Hospital Pró-Cardiaco - Botafogo, RJ.


ISBN: 9788577710058
Editora: EDITORA RUBIO LTDA
Páginas: 280
Publicação: 2009
Edição: 1º
Autores: Edvaldo Severo dos Santos/Marcelo Souto Nacif
Encadernação: CAPA DURA

Séries de TV

E24 - Rede Bandeirantes - terça feira - 22:00
Dr. House Rede Record - quarta-feira - 00:15

Informações/Dicas/Curiosidades

                                          Tomografia

É um exame realizado na medicina. Derivada do termo "tomos", partes e "grafen" registro.

É uma técnica assistida por computador, em que dados de diferentes perfis são combinados e calculados para formar imagens "em fatias" dos objetos analisados, sendo comum o seu uso, atualmente, em medicina. Os dados podem ser recolhidos através de diferentes técnicas:

* Raios X e Raios gama/contraste - Popularmente chamada de Tomografia computadorizada


Tomografia - Wikipédia, a enciclopédia livre

Início Tomografia : 1972
Sir Godfrey Housfield ( Inventor)
Allan M . Comack (desenvolveu a matemática necessária para reconstrução das imagens)

Ambos receberam o Prêmio Nobel de Medicina no ano de 1979 por suas contribuiçoes para o desenvolvimento do Tomógrafo Computadorizado.



Aquisition time 7min, image matrix 80 x 80 pixels, scan field 25cm, spatial resolution 1,3 mm(4LP/com)